domingo, janeiro 23, 2005

A decadência do ensino

Queridas amigas professoras,

Eu tenho um sobrinho que tem aulas de manhã à noite. Todos os professores, todos os dias dão-lhe trabalhos de casa, trabalhos de grupo e, pelo meio, aparecem testes (mas sem deixarem de haver TPCs). Exigem trabalhos passados a computador e quem não o faz em computador é penalizado (esquecem-se que há famílias com dificuldades que não conseguem ter um computador, e ainda por cima, nesta idade,não têm noções de informática). Se os alunos se queixam de falta de tempo, os professores respondem arrogantemente: "Deixem as actividades extra-curriculares que não são importantes"(entenda-se por actividades extracurriculares desporto ou música, necessários para o desenvolvimento físico e intelectual da criança). Se há negativas, paciência... não importa se o aluno não aprendeu, o que importa é cumprir o programa. Se há crianças com dificuldades especiais, paciência... outras há que se safam, por isso têm que se safar também.
O dia-a-dia do meu sobrinho põem-me incrédula! Não consigo perceber de onde é que aqueles professores vêm... porque na universidade ensinam-se coisa dignas como métodos de pedagogia, educação inclusa, etc... Não consigo perceber onde esta geração vai parar.
Simplesmente tudo o que se está a passar é anti-pedagógico... tenho receio pelo meu sobrinho...
Queridas professoras, nunca se esqueçam do que aprenderam, nunca se esqueçam de remar contra a maré... as novas gerações precisam de vocês...

lila

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial