sábado, julho 31, 2004

É muito bom sentir o entusiasmo de quem está preste a iniciar a sua caminhada. Só posso deixar muita força e coragem para descobrir cada canto do caminho. Que os olhos sejam a janela da alma e que atravez deles a realidade chega ao coração. Beijos Grandes

quinta-feira, julho 29, 2004

Maktub. Que a palavra respire doses de fé, porque eu estou com esperança nela. Bem lembrado.

Tua,
P.

terça-feira, julho 27, 2004

Minha Joana:

Sinto-me muito feliz pelas tuas palavras... feliz por partilharmos os mesmos sentimentos e os mesmos anseios. Não poderei ser tua mestre no Caminho porque quando partir, partirei com a mesma virgindade... de alma aberta, olhos atentos, sentindo tudo, na busca de aprender, aprender... Mas SIM! SIM, tenho Vontade de dar mãos à tua Vontade! Desejo partilhar o Caminho contigo. Sinto que Santiago nos espera! E sei que o Caminho será uma benção sobre a nossa amizade.
Como tu já o disses-te pensemos nisso sem pressas, nem ansiedades... ainda neste Verão ou noutro ano. Maktub.

P.S.: Sim Joana, as dificuldades não assustam o peregrino. Nada poderá correr mal. Porque basta acreditar! Tantas foram as pessoas que achavam que eu não conseguia! Até peregrinos que não me conheciam o pensaram. Mas eu sentia que voava... os meus pés eram acarinhados pela terra, as costas tantas vezes aliviadas como se alguém me carregasse a mochila... porque caminhava com fé! Fé no meu sonho! Ainda me lembro de uma peregrina, ao me ver a chegar ao fim de uma etapa, me pegar nas mãos e dizer "Tens Santiago contigo"...

Com amor,
Lila

segunda-feira, julho 26, 2004

Querida Lila,

Tenho tentado dar de beber á alma. Mas, o caminho é árduo; é doce estar em casa, desfrutar da minha família que me ama e que eu amo. Seja como for, sinto dor, carrego uma solidão inexplicável. Este vazio parece um abismo!
Os meus olhos nunca desistem de procurar a luz, de olhá-la de frente, como sempre aprendi fazer na vida. Rendi-me aos sinais e sacodi o comodismo. Vou fazer o Caminho de Santiago. Assim espero até ao primeiro passo da peregrinação!
O fim-de-semana encheu-me as mãos de Santiago: a minha mãe faz anos no dia de Santiago, as revistas assinalavam em todos os ângulos o Santo, a tua força elevou a minha. E eu pensei: Porque não!? Sinceramente os obstáculos não me incomodam, acho que o Amor é tão grande e a Fé é tão densa que é impensável que algo corra mal! E a felicidade de fazê-lo no ano Jacobeu, de ver e estar em Santiago de Compostela pela primeira vez é infinita.
A Rita, uma amiga deste lado traçou a vida para o Caminho, bem como a Paula. Companhia não falta.
Lila, foi contigo que despertei para este sonho, juntas pegamos a faca para desbravar caminho. Era-me delicioso que um dia aceitasses ser o meu mestre no Caminho, porque tu perdes-te esta virgindade de modo puro e ganhas-te pegadas de conhecimento. Queria calcar essas tuas pegadas. Pode não ser este ano, mas tens Vontade de dar mãos á minha Vontade?
Amanhã vou falar com o Djalma (só para a credencial, honestamente acho que devias colaborar com a associação!!!)e vou saber qual a água que a minha alma necessita...

Com carinho,
Joana

sexta-feira, julho 23, 2004

O primeiro esquerdo de novo ao vivo e a cores

Novamente juntas....foi com grande emoção que novamente nos encontramos, todas à volta da mesma mesa, partilhando acontecimentos, vivências, experiências, aventuras, saudades... que momento bonito e correctamente registado pela lila que desta vez não se esqueçeu da sua maquina de Filmar. Tudo isto aconteceu numa bela localidade... Rio Tinto, na casa do nosso elemento emigrante:) da nossa joaninha (que era realmente quem tinha aventuras emocionantes para contar, conseguiu cativar sempre a nossa atenção com as suas histórias de um semestre em Amsterdão). É verdade, aqui ficam os parabens à Raquel, pela heroica cavalgada até rio tinto no seu carrão...conseguimos mesmo encontrar a casa da Joana:). Tenho também que felicitar a Ana e a Lila pela sua emocionante aventura no comboio e ainda felicitar a Ana Filipa pela maravilhosa sobremesa que nos preparou (o verdadeiro regalo). Tenho ainda que agradecer, aos pais da nossa Joana, que tão bem nos receberam:).
Foi tudo tão bom que até o relogio andou mais depressa.
Pessoal, é verdade, preparem-se, o primeiro esquerdo está de novo completo...NÓS ANDAMOS POR AÍ:)

Beijos para todas...e Boas férias...sempre de olho no Blog

Paula

quinta-feira, julho 22, 2004

Atençao

Pessoal, sexta, 23 de julho de 2004 encontro marcado às 10h30-11h em Rio Tinto. Ordem de trabalhos... Pôr a conversa em dia:) saber das novidades todas....voltarmos a estar novamente TODAS juntas

domingo, julho 18, 2004

Eternas viajantes...

"E quando regressei, regressei com a ânsia do eterno viajante dentro de mim. Hoje sei que o viajante ideal é aquele que, no decorrer da vida, se despojou das coisas materiais e das tarefas quotidianas... Caminha, assim, com a leveza de quem abandonou tudo. Deixa o coração apaixonar-se pelas paisagens enquanto a alma, no puro sopro da madrugada, se recompõe das aflições da cidade.
A pouco e pouco, aprendi que nenhum viajante vê o que outros viajantes, ao passarem pelos mesmos lugares, vêem. O olhar de cada um, sobre as coisas do mundo, é único.
Viajar purifica. Afasta o espírito do que é supérfluo e inútil; e o corpo reencontra a harmonia perdida - entre o homem e a terra.
O viajante aprendeu, assim, a cantar a terra, a noite e a luz, os astros, as águas e a treva, os peixes, os pássaros e as plantas. Aprendeu a nomear o mundo.
Separou com uma linha de água o que nele havia de sedentário daquilo que era nómada; Sabe que o homem não foi feito para ficar quieto. A sedentarização empobrece-o. Seca-lhe o sangue, mata-lhe a alma - estagna o pensamento.
Por tudo isto, o viajante escolheu o lado nómada da linha de água. Vive ali, e canta - sabendo que a vida não terá sido um abismo, se conseguir que o seu canto, ou estilhaços dele, o una de novo ao Universo."
                                                                                                                   Al Berto "O Anjo Mudo"
 
Estas palavras remeteram-me para o Caminho de Santiago e remeteram-me para ti, Joana, e para os teus caminhos por Holanda. Por isso dedico-te este poema. Só para te dizer como estou feliz por ti, feliz pela viajem que empreendes-te e que empreenderás, feliz por viveres nesse lado da linha de água, uma das experiências mais maravilhosas da vida. Só para saberes que te amo e que te apoio, sempre. Não precisava de o dizer, porque tu já o sabes, mas não podia deixar de o dizer... porque carrego  na memória os abraços que já me deste a dizer "fico feliz por ti"... nem sabes o quanto já me deste com gestos assim... foram abraços únicos e especiais.
Que sejas sempre uma eterna viajante.
Que sejas sempre a minha Joana.
 
Lila
 

quinta-feira, julho 15, 2004

Estou á espera do vosso tempo para vos dar do meu tempo. Obrigada por tudo.

Joana

terça-feira, julho 13, 2004

Festa da Anita

Ontem viveu-se mais um grande momento no primeiro esquerdo. Uma grande festa aconteceu, a alegria respandescia em todos os rostos, e claro que o assunto passou inevitavelmente por ti, nossa querida Joana e na tua chega a casa. Toda a gente ficou convenciada que trouxeste uns pós especiais para a Lila, é que ela esteve bem disposta toda a noite;), sim , sim , mesmo muito alegre.
O Jantar constoun de uns rissois de marisco, para entrada, seguidos de um arroz de marisco, culminando em apoteose com os maravilhosos ovos moles e o bolito de aniversário. Claro que os sacrificados fui eu e o Tiago que tivemos que zelar que não se estragassem ovos moles e que não fossem eles fazer mal a ninguém, foi o sacrificio em prol do grupo:). a noite terminou no Pipas, a combinar a nossa visita a ti, pois é, não te livras facilmente de nós Joana:)
Foi uma bela noite, todos juntos, partilhando experiencia, (a descobrir quais as traquinices dos alunos dos tempos de hoje) e gozando se calhar pela última vez todos juntos o espaço do 2º direito, porque o primeiro esquerdo continua...sempre
Tudo isto aconteceu no dia 12 de Julho de 2004, 22 anos depois de Ana catarina de Oliveira Dias ter aberto os olhos para o mundo.

P.S.-Foi preciso chegar aos 22 para receber um livro da Anita;)
e esta....

segunda-feira, julho 12, 2004

Senhoras e Senhores, meninos e meninas dentro de breves instantes Joana Soares aterra em solo português. É aguardada com muita expectativa...;)

sábado, julho 10, 2004

Contagem decrescente...só faltam 2 dias para a nossa joaninha chegar...e a anita fazer anos;)

Olá lila

Quando puderes grava-me um cd com as fotos das ceias de natal e afins, é que reparei agora que não tenho nehuma foto e queria muito:)

beijinho grande

Paula
é verdade se tiveres alguma que aches engraçada manda-me hj para o mail (paulacflopes@hotmail.com) para completar a prendinha;)

segunda-feira, julho 05, 2004

Ana Filipa muito obrigada pela tua carta...até o italiano ficou impressionado!!!
Regresso dia 12, próxima segunda!
Beijinhos!!

sexta-feira, julho 02, 2004

Tem estado uma lua fenomenal...adoro lua cheia:)

Eu again!!

É verdade!!
Não é que a nossa querida Ana Filipa ainda não sabia deste blog!!
Bem, eu lá lhe salvei de continuar na ignorância!!
Vamos todas dar-lhe as BOAS VINDAS ao nosso novo lar! O Primeiro Esquerdo!!

Ana Filipa, gostei muito de te teres "intrometido" no segundo direito. Parece que estas meninas desde que chegaram a Braga, para o primeiro ano de universidade, foram destinadas a viver com pessoas especiais. Destinadas a criar um lar especial, a criar elos de amizade profunda.
Gostei muito de viver contigo.

Lila

Lila em contagem decrescente!!

Joana:
Como vives-te o jogo Portugal-Holanda por aí?! Não deixa de ser caricata a tua situação! E, agora, contagem decrescente para a final!! Já tenho bandeira, cachecol e tou pronta a ir pra Aveiro pra marcar lugar na frente do ecrã!!

Meninas:
Ontem foi a minha última noite no nosso lar... três anos!! E comigo uma sensação de que o nosso espaço nunca foi um mero apartamento de estudantes, antes foi verdadeiramente a nossa casa, sempre com todos os comodismos, sempre decorada à nossa maneira... o nosso canto da independência, da amizade, de família criada com sangues diferentes!! Ontem. Pelo menos enquanto residente, oficialmente... mas ainda vos irei visitar. Contagem decrescente para a última despedida. Contagem decrescente para as férias.

P.S.: Joana, sempre voltas dia 12? A que horas? Vais fazer surpresa aos teus pais?.. ainda os mata de ataque cardíaco!!