sábado, janeiro 29, 2005

Fééérrriiiiaaaasssss!!!!

Ontem, enquanto eu fazia o meu último exame, despedindo-me de vez da vida estudantil com uma ida à cantina, a Joana terminava o seu último trabalho, preparando-se para se despedir de Holanda.
Finalmente, de férias!!!!

P.S.: a nossa Joana ganhou o prémio da melhor apresentação de trabalho, na Alemanha!!! Grande Joana!!! E preparem-se: ela está já de regresso no próximo sábado... Temos a nossa Joana de volta!!

lila

domingo, janeiro 23, 2005

A decadência do ensino

Queridas amigas professoras,

Eu tenho um sobrinho que tem aulas de manhã à noite. Todos os professores, todos os dias dão-lhe trabalhos de casa, trabalhos de grupo e, pelo meio, aparecem testes (mas sem deixarem de haver TPCs). Exigem trabalhos passados a computador e quem não o faz em computador é penalizado (esquecem-se que há famílias com dificuldades que não conseguem ter um computador, e ainda por cima, nesta idade,não têm noções de informática). Se os alunos se queixam de falta de tempo, os professores respondem arrogantemente: "Deixem as actividades extra-curriculares que não são importantes"(entenda-se por actividades extracurriculares desporto ou música, necessários para o desenvolvimento físico e intelectual da criança). Se há negativas, paciência... não importa se o aluno não aprendeu, o que importa é cumprir o programa. Se há crianças com dificuldades especiais, paciência... outras há que se safam, por isso têm que se safar também.
O dia-a-dia do meu sobrinho põem-me incrédula! Não consigo perceber de onde é que aqueles professores vêm... porque na universidade ensinam-se coisa dignas como métodos de pedagogia, educação inclusa, etc... Não consigo perceber onde esta geração vai parar.
Simplesmente tudo o que se está a passar é anti-pedagógico... tenho receio pelo meu sobrinho...
Queridas professoras, nunca se esqueçam do que aprenderam, nunca se esqueçam de remar contra a maré... as novas gerações precisam de vocês...

lila

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Era uma vez quatro amigas inseparáveis, quatro amigas que acreditavam na eternidade da sua amizade. Na despedida da Secundária para a Universidade, levaram consigo a promessa de que nunca deixariam a sua amizade desmoronar-se.
Passados cinco anos, tudo mudou. Quase que não se vêem, quase nada sabem umas das outras... há falhas na identificação, na partilha, no respeito, no sentimento.
Assim acontece quando a par da distância física, surgem falhas na comunicação.
Hoje carrego comigo uma outra história. Uma história ainda sem fim definido.
Era uma vez seis amigas... seis amigas que partilharam os grandes momentos da vida universitária... uma experiência que marca lugar no coração, para não mais nos largar. Mas os cursos chegaram à sua meta final. Cada uma irá agora partir para cidades diferentes e distantes... Será que esta amizade terá o final banal e previsível que tanta gente experimenta??
Amigas, deixo-vos aqui um alerta:
A amizade é como uma flor - precisa de ser regada para não morrer.
Assim, faço aqui um apelo:
Apareçam no blog, participem... fazer um simples post, será como que regar uma flor.
Acredito piamente que este simples gesto seja capaz de fazer a diferença... pois este será sempre o nosso espaço de partilha, de desabafos, de alegrias, do que nos passa na alma, do que nos vai acontecendo na vida... o espaço de Comunicação que faltou na primeira história.
Está nas nossas mãos o final desta nova história...

lila

lila

quinta-feira, janeiro 20, 2005

Dia....marcado

DIA 29 DE JANEIRO...ESTÁ MARCADO UMA CAMINHADA NO GERES....
hora de partida 13H00...HORA DE CHEGADA....INDETERMINADA...
MATERIAL NECESSARIO: BOM CALÇADO.... BOM FARNEL....e muito espirito;)

Entre as cortinas fechadas há uma linha de luz clara!

Se aparecer implica abrir cortinas, estores e portadas, deixo-me antes estar na luz tímida da frincha, que é o lugar onde se esconde o sol quando se sente envergonhado de tanta claridade...
Posso ficar deste lado a contemplar o espectaculo e o magnífico público, e sempre que houver um aplauso sinto que me pertence, só porque estou entre as cortinas abertas de um palco e os bastidores, no espaço que pertence ao silencio. Para cada cena empurro os cenários, mudo as cores à luz, a tinta dos olhos da atriz, aperto o cinto do actor que, de cada vez que ergue a espada, afroucha o cinto laço: faço parte da costura, do corte, da luz e do som de uma peça dramática que é a vida, e às tantas é a minha... Para já, estou deste lado da cortina, sem contacto com a esgrima do actor ou a sedução da actriz, ou o impulso vibrante do aplauso, ou a gelida indiferença do assobio que silva nos meus ouvidos sempre que qualquer vida tropeça em palco...
Viver num bastidor pode ser o centro de todos os "bem-querer" e o lugar mais afastado do corredor de luz dos holofotes, mas onde sempre existe aquela faixa de luz que se estreita nas cortinas e ameiga as nossas vidas de sonhos e expectativas...

Vossa Quel ("entre-abrindo" a cortina)

quarta-feira, janeiro 19, 2005

Geres

Quem quer ir caminhar para o geres põe a mão no ar...
é importante ir bem calçado:P


beijos
Paula

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Acabei de iniciar a Quel no blog

...isto era para ser meio segredo a Paula não dizer a ninguem que eu não sabia, mas ela é uma indiscreta....
Pronto Paula JÁ SEI COMO SE FAZ.....
Beijo à jo, à LIla, `as ANAs, e a ti... (tou coradita...)

Querida Paula tens toda a razão. Este espaço parece um barco sem rumo. Vamos lá pegar nessas estrelas que falas e escrevê-las aqui!

Vossa,
Joana

domingo, janeiro 16, 2005

Um sabado Cheio de Estrelas

Mesmo que num momento de crise de palavras... continuo a partilhar sempre aqui neste nosso espaço.
Ontem em bertiandos o céu foi o limite... encontrei para cada uma de nós uma estrelas:)

beijinhos
Paula

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Caras Amigas

É preciso dar mais vida a este nosso canto, tem andado um pouco abandonado...vamos lá...numca podemos deixar o nosso espaço pouco actualizado...nem que mais não seja pela veia jornalistica do primeiro esquerdo... (não é Joaninha....tens andado muito caladinha) ou pela veia mais Relações publicas ( não é menina Lila) claro que a veia científica não está dispensada...cá estaremos para cumprir a nossa função.


Beijos grandes a todas
Paula
P.S.- Boa sorte para os exames